top of page

Se o xixi escapa de vez em quando… será que tem problema?

Foto do escritor: La PostureLa Posture

Se o xixi escapa de vez em quando… será que tem problema?


Você já percebeu que na saúde, há ainda assuntos que são considerados tabus? Vamos pensar na cena: em um grupo de colegas, elas podem compartilhar facilmente quando sentem uma dorzinha nas costas, e ainda podem se ajudar trocando indicações de um bom fisioterapeuta para tratar essa dor, certo? Mas a situação já muda quando se tem o cenário de uma mulher com um problema como a perda de urina. 

Assunto estranho e considerado vexatório por muitas para ser compartilhado em rodas sociais mas que, justamente, por falta de trocas e de informação adequada, leva muitas mulheres a normalizarem a perda de urina. Para dar mais luz ao tema e quebrar crenças limitantes, por aqui traremos uma série de conteúdos sobre esse assunto ainda pouco comentado socialmente. Vamos entender e desmistificar a perda do xixi, a incontinência urinária. 

Perder um pouco de xixi é normal, certo? Errado! De acordo com a Associação Internacional de Uroginecologia, a incontinência urinária (IU) é definida como qualquer perda involuntária de urina. Sim, qualquer escapezinho de xixi já se configura como incontinência, independente se ocorre quando se tem uma tosse, ou aquela vez meio sem querer com aquela gargalhada gostosa… 


Para se ter ideia do quão comum a incontinência para a mulherada:

  • em mulheres jovens a sua prevalência é de aproximadamente 25%

  •  após os 40 anos ela sobe para 50% 

  •  em idosas chega a 75%


Apesar de comum, a incontinência não deve nunca ser normalizada na vida da pessoa. Ao contrário do que muita gente possa pensar, a idade não é a justificativa para se conviver com o problema. Há diversos outros fatores: como a menopausa, o número de gestações prévias, prática esportiva, tipo de (via) parto e sobrepeso que influenciam no problema.

Tipos de Incontinência urinária mais comuns que você precisa conhecer: 


  • Incontinência urinária por esforço, que é aquela perda urinária que acontece na tosse, espirro, ou no esforço físico, como no jump da academia, pulando corda, ou até mesmo durante a corrida

  • Incontinência urinária por urgência, que é a perda urinária após uma vontade repentina e urgente de urinar, que não dá nem tempo de chegar ao banheiro, quando está abrindo a porta a urina escapa. 

Ainda pode acontecer oquadro misto, que é a junção da perda por esforço com os sintomas de urgência!

Agende consulta com a fisioterapeuta pélvica na Clínica La Posture

 
 
 
bottom of page