Leia antes de comprar uma cadeira de escritório!
- La Posture
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Infelizmente ou felizmente você não encontrará saúde comprando uma cadeira caríssima apenas. Além disso, não se trata apenas de comprar a cadeira top do mercado para ter uma coluna sadia pois mesmo com todos os avanços em ergonomia, o corpo humano simplesmente não foi feito para permanecer parado - ainda que na cadeira mais cara do mercado - repito!
Por isso, como fisioterapeutas dizemos que: “A postura ideal é sempre a próxima”. Como assim? O segredo está em se movimentar: pausar, levantar, mexer, fortalecer, caminhar e alongar. Essas pausas simples ao longo do dia para sair da posição sentada ajudam a reduzir a pressão na coluna e melhoram a circulação sanguínea, evitando inchaços e desconfortos do corpo todo!
O fator mais importante para proteger sua coluna é a prática regular de atividade física. Exercícios fortalecem os músculos que sustentam a coluna, mantendo a força e a mobilidade necessárias para prevenir dores e lesões. Além disso, quem se movimenta regularmente melhora a circulação sanguínea, e tem uma coluna mais saudável por nutrir constantemente os discos intervertebrais.
A atividade física é essencial! Manter o corpo em movimento, seja com exercícios regulares ou pequenas caminhadas durante o expediente, é a chave para manter a saúde em dia mesmo para aqueles que trabalham sentados o dia todo.
Ainda não tem o hábito de se exercitar? Não tem problema, comece devagar em casa a inserir pausas para sair da posição sentada, caminhar até a cozinha para pegar o copo de água, alongar o corpo e alternar um pouco a posição que trabalha. Que tal tentar em pé se conseguir adaptar na sua rotina?
Aos poucos, à medida que você quebra a barreira do comportamento sedentário, procure inserir exercícios focados em coluna, e sempre que possível com o acompanhamento de um profissional de saúde como fisioterapeuta ou educador físico para evitar lesões - principalmente se você nunca teve acompanhamento prévio.
A ideia de hoje era te trazer a consciência de que o problema não está na cadeira errada apenas e muito menos na postura sentada em si, mas no comportamento sedentário que geralmente irá afetar a vida de quem fica muito tempo do seu dia sentado. Os vilões de verdade quando falamos em coluna são: comportamento sedentário e a fraqueza muscular que lesiona e prejudica.
Deixei um link que falamos mais sobre o impacto da postura sentada no corpo.
*Colaboração da fisioterapeuta ortopédica e osteopata da Clínica La Posture, Dra Ana Clara Desiderio

v