O HIIT (High Intensity Interval Training) ganhou o coração de muitas pessoas por ser dinâmico e diferente de exercícios contínuos com maior duração. O HIIT tem a proposta de realizar esforços de alta intensidade em uma curta duração de tempo, intercalando com períodos de recuperação.
A literatura não identificou diferenças desse tipo de treino no apetite, mas, na prática, diversas pessoas relatam ter dificuldades de saber o que comer antes ou depois dos treinos em função do mal-estar associado a alta intensidade dos exercícios.
Afinal, o que podemos comer antes do HIIT?
É importante lembrarmos que a adequação das necessidades nutricionais é realizada individualmente, de acordo com o tipo, intensidade e duração dos treinos. E não só sobre a característica do exercício, mas a idade, o sexo, a estatura e o peso também influenciam.
Pensando nesse tipo de treino, evite grande peso e volume alimentar antes do treino. Invista em alimentos leves e refeições que contenham carboidratos. Veja algumas opções:
-Sanduíche de pão integral com geleia de frutas
-Biscoitinho de arroz com queijo branco e mel
-Banana com aveia Iogurte desnatado com granola
-Ameixa seca com lascas de coco.
Durante o HIIT
Por se tratar de um exercício com duração menor, muitas pessoas não sentem a necessidade de consumir algo durante o treino. Mas se você for do tipo que sente tonturas ou sede durante o treino, algumas estratégias podem ser testadas como:
-Realizar pausas para se hidratar
-Consumir carboidratos durante o exercício
Dentre os suplementos mais utilizados durante o treino, a maltodextrina tem destaque pelo seu excelente custo-benefício. Além disso, ela pode ser uma ótima aliada para favorecer o aumento da ingestão de líquidos: associada a temperatura gelada da água, sabores doces aumentam o interesse das pessoas em se hidratar.
Atenção: a maltodextrina é um açúcar que se consumido em excesso pode dificultar o processo de emagrecimento se este for o objetivo do seu treino.
Depois do HIIT Você geralmente fica enjoado após o treino?
Calma, não precisa se desesperar.
Após exercícios intensos é bastante comum esse quadro associado à supressão (perda) de apetite. Se você consumir adequadamente a ingestão total e a distribuição de nutrientes ao longo do dia, não fará diferença consumir algo imediatamente após o exercício.
Dica de ouro: se alimente novamente somente quando sentir fome.
Listamos algumas sugestões:
- Refeição como almoço/jantar: arroz, feijão, salada, legumes e um filé
- Omelete com suco de uva integral
- Sanduíche natural com queijo branco, alface, cenoura e tomate
- Shake de whey protein com banana e aveia
- Vitamina de leite com banana e mel
*Colaboração de Ana Paula Hayashi, nutricionista clínica e esportiva e especialista em obesidade, emagrecimento e saúde e Renata Luri, doutora em ciências da saúde, clínica La Posture e Unifesp.
Commentaires