#3 dicas úteis para treinar o core
- Clínica La Posture
- 5 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Já demos inúmeras entrevistas falando sobre a importância do CORE na sua saúde. Você pode acessar aqui embaixo nossas matérias relacionadas ao fortalecimento do core.
E se você já fortalece o CORE na sua rotina de exercícios, sempre há como melhorar a forma como você vem fazendo esses exercícios, e aqui vão as 3 principais dicas dos nossos fisioterapeutas:
#1 Não adianta treinar o core como se treina outro grande grupo muscular: Sabe aquele treino intenso e rápido com foco em potência, no caso do core é preciso controle neuromuscular e resistência. Isto é, você precisa se concentrar mais em controle e consciência corporal para maior eficácia do exercício.
#2 Abdominal não necessariamente fortalece o core: De forma geral, abdominais comuns trabalham musculaturas superficiais. Já o Core é composto por músculos profundos de estabilização e para garantir o fortalecimento do core é preciso trabalhar músculos da coluna, do quadril e do assoalho pélvico, de forma integrada para que não ocorram compensações durante os movimentos.
#3 Fortalecimento do core pode ser potencializado pela respiração: O treinamento do core associado à respiração correta pode ser a chave para te ajudar a ter mais consciência do seu corpo! Te convidamos a agora mesmo, fazermos juntos essa prática:
Sente-se de forma confortável, faça inspirações profundas pelo nariz com expansão da caixa torácica e expiração forçada prolongada, pela boca com mandíbula e os lábios relaxados, retraindo a caixa torácica e ativando a musculatura do abdômen. Isso potencializa o fortalecimento do core pelo aumento da pressão interna no abdômen, que gera um aumento de rigidez na musculatura do tronco.
Conseguiu sentir a musculatura? Foi difícil?
Fique tranquilo, com o tempo e repetição há o treinamento do core e logo menos você irá ativar o centro do seu tronco de forma automática em diferentes movimentos, tarefas e ambientes. Essa é a ideia para que o seu core seja mais funcional no seu dia a dia.
Juliana Satake, Fisioterapeuta pela Unifesp sócia da Clínica La Posture
Renata Luri, Fisioterapeuta doutorada pela Griffith University - Clínica La Posture


Comments